sexta-feira, 9 de junho de 2017

Poluição Visual nas Cidades

    Quando falamos em poluição, logo vem à nossa mente a imagem de lixo, poeira, fumaça e acabamos esquecendo que a poluição pode ser visual, sonora, atmosférica, das águas, dos solos, enfim, o meio ambiente é degradado por tantas outras formas de poluição e pouco nos atentamos a isso.
Como é bacana passear pela cidade e ver aqueles outdoors, painéis eletrônicos em LED, aquela faixa de liquidação da loja que você passa em frente e fica de olho nos preços... Pois é, mas esse excesso banaliza o meio ambiente e se chama poluição visual.
E é um tipo de poluição muito presente nas cidades e cada vez mais frequente, que tem ofuscado a beleza dos municípios, pois além de 'competir' com a paisagem urbanística, pois chama muito mais a atenção de cada um de nós, em algumas situações, chega a atrapalhar os condutores de veículos e motos, como é o caso dos painéis eletrônicos, onde somos praticamente obrigados a desviar o olhar, com tanta iluminação quase 'gritando': “olhe pra cá”! Isso já foi motivo de muita discussão entre autoridades municipais, publicitários e ambientalistas, mas solução, até o momento nenhuma.
A consciência ambiental acerca da poluição visual nas cidades precisa ser estudada também pelos poderes públicos, pois a fiação subterrânea (onde cabos de energia elétrica, telefone e TV a cabo ficam abaixo da superfície), já é utilizada nos centros históricos dos principais municípios do país, permitindo a apreciação da beleza dos casarões e ruas antigos, sua arquitetura, o que não é possível quando a fiação é aérea.
A poluição visual agride o meio ambiente urbano e nós, enquanto frequentadores desse ambiente, também sofremos os resultados dessa agressão, seja por meio do excesso de publicidade, da ausência total de consciência política nos períodos eleitorais, da falta de bom senso durante festividades e competições esportivas realizadas nas ruas, onde a quantidade de lixo deixada para trás após o fim do evento é extremamente grande.
A paisagem urbana merece respeito e precisa ser vista, o que seria de nós sem as sinalizações de trânsito, faixas para pedestres, telefones públicos? Até mesmo as espécies de árvores a serem plantadas para compor o meio ambiente urbanístico são específicas. Sim, afinal a paisagem urbana é composta pela soma da paisagem natural e cultural.
Não sejamos utópicos tampouco hipócritas em acreditar que a questão socioambiental, especificamente a poluição visual, será corrigida imediatamente no meio ambiente urbano, mas convém uma reflexão individual, empresarial, dos gestores públicos, no sentido de compreender o quão seremos beneficiados se tivermos consciência ambiental.
Ganha a cidade, ganha o povo, mas, principalmente, o meio ambiente urbano, que menos agredido, fica mais equilibrado.

2 comentários: