sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Artigo 5 R's

Sempre que falo sobre educação ambiental, principalmente no tocante ao tema “lixo”, explico às pessoas a importância de conhecerem os 5 R’s e não raro, sou indagada se não estou equivocada, pois são 3 R’s...4 R’s...mas confirmo que realmente são cinco!

De fato, a maior divulgação encontrada até hoje, sem dúvida alguma, foi sobre os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas com o passar dos anos, assim como o impacto ambiental ocasionado pelo homem atingiu patamares elevados, foi necessária uma medida mais combativa por parte dos ambientalistas, sendo acrescentados aí o Repensar e Recusar.

Apenas relembrando, quando falamos em Reduzir estamos nos propondo a evitar um consumo exacerbado, desnecessário, evitando o excesso de produção de lixo, e isso implica em escolher produtos melhores cuja qualidade fará com que permaneçam conosco por mais tempo; produtos com refis ou embalagens retornáveis; usar sacola de compras permanente e não as de plástico, em se tratando de compra maior utilização de caixas de papelão; utilizar pilhas recarregáveis, etc.

Reutilizamos, quando damos ao produto um tempo de vida útil maior, ou seja, o papel descartado virar bloco de anotações; a garrafa pet um vaso para jardim vertical; até mesmo a garrafa long neck pode ser transformada em um lindo copo de vidro ou até mesmo uma taça; consertar e não jogar fora aquele eletrodoméstico quebrado também é uma forma de reutilizar.

Reciclar é o mais conhecido dos R’s, afinal quem nunca viu aquelas lixeirinhas de coleta seletiva de lixo? Elas são o primeiro indício de que haverá reciclagem. Como sabemos famílias inteiras têm sua renda graças à reciclagem, que é pegar aquele material que iria para o lixo e transformá-lo em outro produto, economizando água e energia. Exemplo disso são as garrafas pets que podem se tornar o tecido pet, a exemplo da Camisa da Seleção Brasileira utilizada na Copa de 2014; o metal pode ser reciclado e retornar ao mercado em forma de arames, maçanetas, etc.

Pois bem. Depois de relembrarmos os “velhos” conhecidos, falaremos um pouco sobre os dois “novos” R’s: Repensar e Recusar.

Como o próprio nome diz, Repensar significa refletir e é exatamente o que devemos fazer quando queremos adquirir algum produto. Devemos pensar sobre o hábito de consumo como um todo. “Eu realmente preciso desse produto?” “Já tenho um semelhante, o que farei com ele?” “Estou adquirindo um produto que permite um descarte sustentável?” Essas e outras perguntas são necessárias para que seja feito um consumo consciente, da aquisição ao descarte.

E por fim, mas não menos importante, falaremos sobre o quinto R, Recusar! A partir do momento em que estou praticando os quatro erres anteriores, posso e devo recusar produtos que não sejam retornáveis, dar preferência às bebidas acondicionadas em embalagens de vidro ou metal, recusar lâmpadas incandescentes, contribuindo assim para uma menor quantidade de lixo a ser produzida. Recusar é o ápice da preocupação do ser humano com o meio ambiente.

Sim, é uma mudança cultural radical que pode ser feita começando por cada um de nós. A combinação dos 5R’s reduzirá o consumo e consequentemente, a quantidade de lixo produzida, principalmente o desperdício, garantindo assim um mundo mais sustentável para as gerações futuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário