sábado, 1 de julho de 2017

A Semana do Meio Ambiente e a Conferência de Estocolmo

De 05 a 09 de junho estivemos na chamada Semana do Meio Ambiente!! Você sabe por quê?

Porque o dia 05 de junho foi escolhido como o dia mundial do meio ambiente e esta data não é aleatória, foi definida por ser o dia de início da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a primeira realizada a nível global, que ocorreu na cidade de Estocolmo (Suécia), em 1972. Ela aconteceu de 05 a 16 de junho de 1972.

Naquela oportunidade, compunham a pauta: os limites da degradação ambiental mundial; mudanças climáticas; qualidade da água; limites para uso de pesticidas na agricultura; redução e solução para a modificação de paisagem; solução para aumento de desastres naturais; dar suporte para o crescimento econômico sem degradar o meio ambiente, entre outros.

A Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, contou com a participação de 113 países e mais de 400 organizações governamentais e não governamentais, e teve um embate interessantíssimo entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, afinal, era o momento de demonstrar ao mundo que os chamados países desenvolvidos (EUA e países europeus na época) só alcançaram tal patamar com o excesso ou até mesmo esgotamento dos seus recursos naturais, o que criou uma bipartição entre eles e os países subdesenvolvidos, como o Brasil, que enxergavam nessas medidas, uma forma de boicotar o seu desenvolvimento para que nunca chegassem a tamanha economia.

Na verdade, o que estava em discussão era uma forma de não inibir os países de crescerem, mas sim permitir que isso acontecesse de uma forma sustentável. 

A Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano conta com 26 princípios que de certa forma abriram a mente do mundo inteiro para a importância da preservação dos recursos naturais, pois foi amplamente demonstrado que eles não são renováveis e seu esgotamento prejudicaria ou nem permitiria um mínimo de qualidade de vida às gerações futuras.

Esses princípios representaram um avanço para a época, não podemos afirmar que foram integralmente obedecidos a nível mundial, mas foi plantada, de forma global, a semente da importância da preservação do meio ambiente.

Agora já sabemos como começou a semana do meio ambiente. Até a próxima!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário